No mundo da publicidade as marcas sempre utilizaram figuras famosas para anunciarem seus produtos. Mas, de certo modo, a televisão sempre passou um distanciamento para o público. As grandes celebridades das novelas parecem viver em uma outra realidade e não existe uma proximidade tão forte com quem assiste, o que afeta também na forma como esses anúncios são percebidos.
Já na era da internet, podemos presenciar uma proximidade cada vez maior entre os influenciadores digitais e seus fãs. É uma relação mais “sem filtro”, o conteúdo produzido é muito mais direto e é possível acompanhar o dia-a-dia das pessoas com muita facilidade. Por isso é comum que os influenciadores se conectem com a comunidade que criaram, e construam ali uma credibilidade.
O marketing de influência consiste justamente em marcas contratando pessoas da internet para anunciarem seus produtos para essa audiência fiél. Os influenciadores tendem a expressar opiniões de forma bem pessoal, o que transmite aos seguidores essa sensação de proximidade e confiança com os produtos que são apresentados. De acordo com dados da pesquisa da QualiBest, os influenciadores digitais já são a segunda maior influência na tomada de decisão de compra, perdendo apenas para indicação de amigos, que alcançaram 57%.
Outro ponto positivo é que existem diferentes formas de divulgar uma marca, seja no youtube, no instagram, tiktok ou em qualquer outra plataforma digital. Até mesmo dentro dos próprios podcasts é possível existir uma publicidade que será transmitida para milhares de espectadores. Tudo de forma criativa, envolvente e que de fato conversa com o público daquele influenciador, aumentando as vendas de uma marca e permitindo que mais pessoas possam trabalhar com internet.
Quer entender como ganhar dinheiro trabalhando com o instagram?
O marketing de influência é uma estratégia que vêm crescendo muito no Brasil. Os influenciadores se encontram em várias plataformas, principalmente youtube, instagram e tiktok. Segundo o World Atlas, somos o segundo país com o maior número de usuários do YouTube (69,5 milhões), atrás apenas dos Estados Unidos (167,4 mi). No Instagram ficamos com o segundo lugar (66 milhões de usuários), atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados do Statista. Pensando assim é fácil entender porque esses influenciadores acabam atraindo tanta audiência, em um país tão ativo nas plataformas digitais.
Quer entender como alavancar seu canal e monetizar seu conteúdo? Entre em contato com a Agência Rico e agende uma consultoria especializada para que possamos te ajudar.
Comentarios